Smart Car of America Forum banner
21 - 40 of 107 Posts
Discussion starter · #22 ·
Bem, eu recebi a nova ECU hoje! Não precisou de codificação. Apenas encaixou e o carro ligou imediatamente.

...

Ligou imediatamente, por alguns segundos sem falhas (yay! Painel feliz e limpo! Sem luz de falha!). E então, cerca de 10 segundos após "run" enquanto ficava felizmente animado por não haver falhas... "Mau funcionamento - visite a oficina". AARGHHHH...

Exatamente o mesmo problema. Exatamente o mesmo código. Exatamente tudo igual - sem Cruise Control (pode ligar, não pode "definir"). Anda bem, esfria-se bem. Bem, a saga continua.

E agora? Acho que preciso encontrar diagramas de fiação e começar a investigar se realmente existem duas bombas, uma das quais pode ter falhado, deixando a outra funcionando bem. Parece estranho, mas não consigo ter uma ideia clara do que realmente está neste carro (enquanto está misturado com seu gêmeo maligno, a versão a gasolina do 453). E eu não tenho um elevador para mexer nas coisas com facilidade e liberdade, então eu realmente preciso obter informações/pesquisas antecipadas antes de entrar no carro - especialmente se eu quiser continuar dirigindo enquanto descubro.

Tem a certeza de que a NOVA ECU é boa?
Eu acho que não.

Pode verificar a bomba traseira quando o carro está a carregar:
Coloque a mão nela para sentir se está a funcionar
Pode ver o líquido de refrigeração a correr no vaso de expansão

Tente encontrar alguém com um carro semelhante para que possa experimentar uma ecu que seja boa
Foi assim que eu fiz.

Discussion starter · #24 ·
(e sim, a bomba que vejo está funcionando bem. Sob o capô, você pode vê-la borrifando diligentemente o líquido de arrefecimento na garrafa, circulando normalmente. Ela funciona e todos os componentes permanecem frios)

Discussion starter · #25 ·
Eu também posso estar completamente no caminho errado, enganado por uma má descrição do próprio código de erro - o scanner iCarSoft é aquele que está me dizendo que é uma falha na bomba de líquido de arrefecimento, mas só Deus sabe de onde ele tirou essas definições. Pode ser um problema completamente diferente (especialmente porque "P0463" é uma falha no sensor de nível de combustível em carros Renault - e esta ECU é uma Renault!). A falha do sensor de nível de combustível é, obviamente, irracional para um veículo elétrico - então ainda estou um pouco perplexo.

Se eu pudesse encontrar qualquer outra maneira de recuperar códigos de falha e definições, isso poderia pelo menos correlacionar alguma sanidade se corresponder ou não aos resultados do iCarSoft.

Neste ponto, nós realmente nem sabemos se ele está realmente reclamando da bomba, ou se o iCarSoft está apenas me mandando em círculos. Se o próprio carro pudesse usar seu belo painel de exibição gráfica completa para exibir um código de falha e/ou mensagem, isso seria de grande ajuda! Em segundo lugar, talvez haja um software para PC (a la DDT4All?) ou um aplicativo móvel que possa interagir com esta fera e me dar uma segunda opinião. Eu tenho o DDT4All configurado e funcionando (consegui mudar meu modo de bloqueio para "destravar todas as portas com 1 toque", oba!), mas ele não conseguiu interagir com esta ECU - possivelmente porque me falta o arquivo de dados para ela.

@FalconFour Você conseguiu fazer algum progresso? Tive o mesmo problema há algumas semanas: a mesma luz de advertência, não consigo selecionar uma velocidade de controle de cruzeiro (ou velocidade LIM). Uma oficina local e independente verificou hoje usando dois leitores de código. Um deles disse P0463 e o outro disse P0463F1 - o que me trouxe a esta discussão.

Eu tirei os painéis laterais traseiros direitos hoje e meu ForTwo EQ 2018 usa exatamente os mesmos números de peça que o seu. Estou esperando para saber o preço da peça do meu revendedor Mercedes local e o custo da programação. Mas suspeito que a resposta deles será que eles querem testá-lo primeiro - já consigo ver os euros se acumulando! Acho que precisarei seguir a rota oficial da Mercedes, pois meu mecânico independente local provavelmente não pode programar uma peça da Mercedes. Acho que eles precisam ser programados para se adequar ao carro específico em que serão instalados (como você mesmo notou, a mesma ECU é usada por várias marcas de carros diferentes).

Por favor, me avise como você está e também atualizarei minha própria situação aqui.

Discussion starter · #29 ·
@smc Ainda estou em limbo (ainda com os mesmos sintomas originais). Esperando ter a chance de colocar o carro em um elevador e poder inspecionar a SEGUNDA bomba de resfriamento que fica atrás (/acima) do painel aerodinâmico na frente do carro. Obviamente, posso dizer que a bomba de resfriamento da eletrônica de potência - conectada ao motor na parte traseira do carro - está funcionando bem, e o líquido de arrefecimento está fluindo... mas a bomba do circuito da bateria pode não estar (acho que ela pode pegar emprestado/circular o líquido de arrefecimento pelo circuito da eletrônica de potência, ou por um trocador de calor de alguma forma, mas não tenho certeza de como tudo funciona). Encontrar uma chance de levantar o carro ou colocá-lo em uma posição onde eu possa tirar toda aquela cobertura aerodinâmica e poder olhar por baixo é a parte mais difícil, então está demorando um pouco.

Deixei meu ForTwo na concessionária local da Mercedes hoje. Eles disseram que foram capazes de fazer um diagnóstico mais completo do que apenas uma leitura de código de erro. Recebi uma ligação mais tarde no dia e tudo o que eles disseram foi consistente com o que foi dito neste tópico. Eles leram o código e usaram algum software da Mercedes(?) para comandar a bomba de líquido de arrefecimento via ECU, mas falhou. Então, eles estavam se perguntando se era a ECU que estava com defeito (como mencionamos aqui), então amanhã eles testarão a bomba de líquido de arrefecimento com uma alimentação direta (não via ECU). Se isso funcionar, eles pedirão uma nova ECU da Alemanha. O interessante é que eles me disseram que seria o ideal porque substituir a bomba é, na verdade, mais caro do que substituir a ECU. ...Estou supondo que seja porque eles precisariam reabastecer o líquido de arrefecimento novamente...?

Discussion starter · #31 ·
@smc - eles fizeram uma distinção se é a bomba de líquido de arrefecimento da bateria (na frente, atrás da proteção) ou a bomba de líquido de arrefecimento da eletrónica de potência (exposta, presa ao motor na parte traseira)? No meu caso, o líquido de arrefecimento está visivelmente a fluir na garrafa sob o capô quando o carro está ligado ou a carregar, e tudo está a carregar/a conduzir muito bem. Se a bomba da eletrónica de potência não estivesse a funcionar, eu esperaria que ela sobreaquecesse durante o carregamento ou a condução, e causasse outros problemas (possivelmente danificando outras coisas também). A minha suspeita atual é que, como a ECU tem dois circuitos de bomba de líquido de arrefecimento, é a outra bomba que falhou legitimamente, especialmente porque eu não consigo realmente monitorizar as temperaturas da bateria (frustrantemente, nem o meu OVMS nem o scanner iCarSoft parecem mostrar as temperaturas da bateria). Não há como monitorizar essa bomba, controlar a bomba ou obter uma descrição de falha mais clara também. Por isso, ainda estou um pouco cego até poder entrar lá e olhar para ela. Mas sim, ... substituir a ECU é bastante fácil (15 minutos), enquanto substituir essa bomba da bateria seria um pouco mais assustador.

Há 0% de chance de que duas ECUs seguidas tenham uma falha idêntica e obscura que precisamente nenhuma outra pessoa na internet jamais relatou (parece que sou a primeira pessoa a escrever "P0463F1" - os únicos resultados são minhas próprias postagens agora). Não só isso, mas é a única falha que tem. Então, eu definitivamente posso descartar a ECU e não vou mais me concentrar nisso.

Eu vou tentar mergulhar nos diagramas de fiação e descobrir quais fios vão para onde, e espero determinar se há mais de uma bomba, para onde vão os fios de detecção, como ela recebe seu feedback, etc. Só preciso encontrar uma maneira de obter essa informação do software de serviço labiríntico da Mercedes...

(e sim, a bomba que vejo está funcionando bem. Sob o capô, você pode vê-la borrifando diligentemente o líquido de arrefecimento na garrafa, circulando normalmente. Ela funciona e todos os componentes permanecem frios)
Εγώ tenho o mesmo problema P0463F1 Eu troquei 2 bombas de água e o mesmo problema ☹

Acabei de buscar meu carro na concessionária e tudo já está consertado. A bomba que eles testaram era a bomba de arrefecimento da bateria. A nova ECU custou 269 EUR e sua atualização de firmware custou 29,10 EUR.

Então, do meu ponto de vista, @pmaf.iphone estava correto. Mas mesmo que você comprasse e instalasse a nova ECU sozinho, ainda precisaria da Mercedes para atualizar o firmware para você.

Em uma nota lateral, eles puderam ver que outro Smart teve o mesmo problema em algum momento, mas foi resolvido por outra concessionária da mesma rede (não aquela garagem em particular). Isso porque o mesmo número da peça da ECU foi pedido e eles também puderam ver a ordem de serviço - que, aparentemente, havia sido inicialmente diagnosticada incorretamente pela outra concessionária e substituído a bomba de arrefecimento... Eu imagino que aquele cliente foi reembolsado pelos custos da bomba quando perceberam que a falha era da ECU.

Espero que tudo isso ajude!

Discussion starter · #36 ·
Acho que neste momento não tenho escolha a não ser ir à Mercedes e implorar por misericórdia 😭 Isto é uma merda. Eu esperava que fosse a bomba... algo que eu pudesse realmente substituir.

Vou perguntar como funciona a política. Se eu pagar pelo diagnóstico, ele será pago na reparação se eu os fizer realizar os reparos? Não quero pagar $200 só para eles darem uma olhada, e depois mais $550+ para eles comprarem a ECU (inevitavelmente $$$+ mais do que Euro), e depois mais $100 para eles programarem.

Se eu pudesse, eu gostaria que eles primeiro tentassem atualizar/reprogramar a ECU que eu tenho. Ainda duvido que duas ECUs tenham a mesma falha de hardware - em vez disso, pode ser uma detecção defeituosa de uma bomba envelhecida, que uma versão mais recente do firmware corrige? Não tenho certeza, mas se eu puder pedir a eles para apenas reprogramar/atualizar para ver se isso resolve o problema, eu pagaria por isso.

De qualquer forma, acho que todos os sinais apontam para alimentar o malvado monopólio de serviço da Mercedes com um pouco do meu dinheiro para fazer algo que eu seria capaz de fazer sozinho, se as ferramentas e informações estivessem disponíveis como é com a Tesla. Me irrita, eu te digo...

Discussion starter · #39 ·
Tente encontrar uma oficina com uma conta online da Mercedes
Eu estou nos EUA. Nenhuma oficina independente pode trabalhar com as ECUs da Mercedes. Elas podem trabalhar com mecânica/elétrica/peças, mas as ECUs estão trancadas atrás do software da Mercedes, que aparentemente é inacessível para oficinas independentes. Liguei para vários lugares e obtive a mesma resposta - das poucas oficinas que realmente trabalham com a Smart - que nenhuma oficina independente poderá reprogramar uma ECU, e trabalhar com ECUs é a única coisa que exige um centro de serviço da Mercedes.

(Eu poderia jurar que esse tipo de prática comercial era ilegal aqui - é surpreendente que a Merc não tenha sido multada/processada por isso)

Infelizmente, isso significa que não há outra opção a não ser ir a uma concessionária Mercedes.

21 - 40 of 107 Posts